quinta-feira, 14 de março de 2013

English Language in the World


São Paulo, 14 de Março de 2013



Nesse texto, o autor David Crystal apresenta e discute o papel do inglês e seu desenvolvimento no mundo ao longo do tempo. É um trabalho de 2003.  Muito interessante!



O papel do inglês na área social e profissional


Crystal (2003) contextualiza o idioma historicamente da seguinte maneira:
•  Círculo Interno – Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova   Zelândia.
• Círculo externo – Índia, Singapura, Hong Kong.
• Círculo em Expansão – China, Japão, Rússia, Brasil e uma série de outros países onde o idioma é amplamente utilizado para comunicação  com o exterior, seja para intercâmbio social ou cultural, seja para trocas comerciais.
O inglês tem status de língua oficial  – status definido por lei, na Índia e no Canadá.
Segundo o autor, o poder político e militar pode às vezes, fazer de uma língua, uma forma de comunicação mundial.
No século 18, O inglês começa a ganhar presença como língua universal para aquele momento e para o futuro. Com o desenvolvimento da colônia americana e da expansão inglesa (o mercantilismo/colonialismo), essa expectativa começa a se tornar uma realidade ao longo dos séculos seguintes.
A revolução industrial e o consequente desenvolvimento posterior da ciência na Inglaterra ajudam a incorporar termos tecnológicos e científicos ao léxico inglês. E mais, atraiu cientistas e eruditos de outras partes do mundo a aprender o inglês e utilizá-lo em seu trabalho, processo que internacionalizou a língua dando a ela status diferenciado.
No século seguinte, com o crescimento industrial da América, o idioma passa a ser o veículo mais importante de comunicação de obras científicas em todo o mundo. O desenvolvimento industrial e científico leva principalmente essas duas nações a desenvolver grande poderio econômico e capacidade de investimento em diferentes áreas, levando o idioma mais uma vez a se constituir no veículo das transações comerciais e de negócios.  Londres e Nova York se tornam os centros financeiros do mundo.
O pós guerra marca a presença do inglês como língua de comunicação em função dessa ser a língua de países vitoriosos no confronto mundial. Após esse período, o idioma se consolida definitivamente como língua global a partir do prestígio adquirido nas áreas científico-tecnológica e econômica no final do século 19. Nesse momento da história, o idioma alcança status fabuloso como veículo de comunicação das relações internacionais. Tratado de Versailles (1920), a ONU e diversos órgãos ligados a ela. Todas adotam o inglês como língua de comunicação.
As organizações ligadas à ciência cada vez mais utilizam o inglês para publicações e contatos internacionais. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, percebemos a língua inglesa com posição de vanguarda. Publicações de jornais e revistas no idioma superam qualquer outra língua utilizada nesses segmentos. Pelo mundo, veem-se protestos (ou acontecimentos de grande repercussão mundial) registrados em inglês pelo prestígio que ele detém.
Na área da propaganda, também percebemos uma forte presença da língua, pelo fato de ingleses e principalmente americanos utilizarem cada vez mais espaços dedicados à publicidade. (A propaganda colocada em veículos de comunicação barateava os produtos).  Com o tempo, o inglês também adquiriu espaço internacional nessa área. Os principais órgãos internacionais de propaganda têm como língua oficial o inglês. Os meios de comunicação (rádio e TV) que aparecem no século 20, também fazem grande contribuição para a presença do idioma em diferentes segmentos da sociedade.
A BBC desempenha grande papel nesse sentido com produção fabulosa de programas mundialmente assistidos e veiculados em inglês obviamente. Nos  EUA., o cinema se constitui num dos principais meios de comunicação, em especial da cultura, dos valores e dos produtos americanos. (American Way of Life) e a língua é o canal de comunicação. Houve uma expansão maravilhosa na área cinematográfica a partir dos anos 40 e 50, o que contribui para que o idioma ganhasse ainda mais exposição e importância no cenário mundial.
Na música popular, o inglês também ganha destaque com a invenção do gramofone e criação das primeiras gravadoras nos EE.UU. e Inglaterra.  Outro fator que impulsiona e divulga a língua é o surgimento no cenário mundial de grandes nomes da música nesses dois países. Outros cantores famosos também passam a gravar em inglês em vez de gravarem em sua própria língua.
Na área educacional percebemos um grande crescimento de obras científicas publicadas (anos 80) em diferentes partes do mundo, com destaque para os EUA Especificamente no ensino superior, vemos a língua ser adotada como meio de instrução  em países europeus e outros a partir dos anos 60. Com isso, cresce o número de instituições que se dedicam ao ensino do inglês, o que o leva a manter presença expressiva no cenário da educação.
A importância da língua para a rede mundial (internet) começa com a criação da Arpanet, uma rede que tem como função ligar instituições acadêmicas e governamentais americanas preservando informações essenciais em caso de confronto de maiores proporções.  Outro fator favorável ao idioma é que o mesmo é utilizado para armazenagem de informações. 80%  de dados estatísticos no mundo estão armazenados em inglês.
Os protocolos desenvolvidos para transmitir informações via internet foram desenvolvidos  para o alfabeto inglês, usando uma sequência  de caracteres chamada Latin 1. Por outro lado, diferentes línguas ganharam espaço na rede nos últimos anos,  assim o inglês, apesar de sua presença hegemônica, apresenta-se mais como uma grande alternativa de comunicação  entre outras, e não como uma ameaça. Talvez tenhamos uma língua franca global pulverizada juntamente com línguas locais.
Um fenômeno de ordem linguística destacado pelo autor é a importação de palavras das línguas locais para o inglês. Isso não ocorre de forma isolada, fora do contexto. Essas palavras são normalmente utilizadas   porque estão relacionadas a noções e conceitos muito específicos da cultura em questão. Usos locais fazem desse “inglês”  uma língua realmente mesclada. As nações que conseguirem preservar e valorizar a presença dos pidgins,  serão bem sucedidas na medida em que esta forma de expressão vem ganhando espaço, enquanto fazem uso da norma oficial da língua inglesa. O ideal é permitir espaço ao inglês não condenando o inglês local, “miscigenado.”
Poderá haver uma tendência ao surgimento de uma língua inglesa realmente universal/global, uma língua franca, uma língua comum para o mundo. O inglês britânico, americano, australiano, etc...seriam como dialetos locais bem como o inglês falado nos outros países enquanto o USSE,World Standard Spoken English,  seria uma língua internacional, de todos.
                                                                 

Achei o texto bastante informativo.


Postado por  José Roberto Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário